WISC IV: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças

WISC IV é um teste de avaliação cognitiva amplo e abrangente para crianças, desenvolvido para avaliar habilidades mentais e capacidades. É usado para identificar oportunidades de desenvolvimento e verificar a presença de transtornos.

O WISC IV é um dos testes mais utilizados para avaliação psicológica infantil. Ele foi desenvolvido pela empresa de testes psicológicos Wechsler para mensurar a inteligência das crianças com idades entre 6 e 16 anos. O WISC-IV é considerado um teste padronizado de habilidades acadêmicas e cognitivas.

Este artigo irá fornecer uma descrição geral dos principais recursos do WISC-IV, como objetivos, estrutura, testes, escala e comparação com seu predecessor WISC-III. Além disso, serão discutidas as limitações e aspectos positivos do WISC-IV. Ao final, os leitores terão uma compreensão melhor do que é WISC-IV e como ele pode ser aplicado à prática clínica.

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Introdução ao WISC-IV

Introdução ao WISC-IV

O Wechsler Intelligence Scale for Children IV (WISC-IV) é um dos testes mais conhecidos para a mensuração do Quociente de Inteligência (QI) de crianças entre 6 a 16 anos. O teste foi desenvolvido pela primeira vez em 1949, pela editora de testes da Universidade da Pensilvânia, e desde então passou por quatro edições. O WISC-IV é o teste mais usado no Brasil para aferir o QI de crianças.

O WISC-IV é composto por 10 subtests: Cálculo, Compreensão Verbal, Memória de Fala, Compreensão Visual, Atenção Concentrada, Codificação, Semelhanças, Arranjo Visual, Percepção Espacial e Velocidade de Processamento. O WISC-IV avalia o QI em três níveis: o QI Verbal para mensurar as habilidades verbais, o QI Lógico-Matemático para mensurar as habilidades quantitativas e o QI Global para mensurar o desempenho geral da criança.

Além disso, o WISC-IV também oferece informações adicionais sobre as habilidades cognitivas da criança. Uma delas é a Escala de Desempenho que fornece informações sobre a execução das tarefas. É calculada com base em cinco subtests: Cálculo, Compreensão Verbal, Atenção Concentrada, Arranjo Visual e Percepção Espacial.

Outra é a Escala de Processamento que avalia as habilidades de processamento da criança com base nos subtests: Memória de Fala, Compreensão Visual e Velocidade de Processamento. Esta escala é útil para identificar problemas de processamento de informações e desempenho lento.

A aplicação do WISC-IV tem vários passos para garantir que a criança obtenha resultados válidos e confiáveis. Primeiro, é importante que o examinador faça um pré-teste para conhecer melhor a criança. Depois, é necessário que o examinador explique os objectivos e procedimentos do teste para a criança. Por último, todos os 10 subtests devem ser aplicados pela ordem descrita no manual para obter resultados válidos.

 

Objetivo do WISC-IV

O Wechsler Intelligence Scale for Children IV (WISC-IV) foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a inteligência de crianças entre 6 e 16 anos, 11 meses. A escala usa cinco subtestes de compreensão verbal, cinco subtestes de habilidades visuais e simbólicas e outros cinco subtestes para avaliar a inteligência geral.

Estes subtestes incluem reconhecimento de palavras, organização visual, memória, fluência semântica, reconhecimento de frases, classificação de figuras, memória de trabalho, mecânica de palavras e análise de figuras.

Além disso, o WISC-IV contém dois subtestes adicionais para avaliar a habilidade intelectual fluida: soluções de problemas e análise de análogos. O WISC-IV pode ser aplicado ao longo de aproximadamente 45 minutos e é usado para medir o quociente intelectual (QI) total da criança.

O teste também pode ser usado para avaliar habilidades específicas da inteligência, como raciocínio cognitivo, capacidade de resolução de problemas e flexibilidade mental.

O objetivo principal do WISC-IV é medir a inteligência geral da criança e suas habilidades cognitivas específicas. Além disso, o teste pode ser usado para avaliar os pontos fortes e fracos dos alunos e seu potencial para aprender. Ele também pode ser usado para identificar problemas como déficits de aprendizagem, distúrbios de linguagem, transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e transtornos do desenvolvimento.

 

Estrutura do WISC-IV

Estrutura do WISC-IV

A estrutura do WISC-IV foi construída a partir da versão V anterior, sendo que ela teve o objetivo de aprimorar algumas das capacidades que já existiam no WISC-III. O WISC-IV contém 10 subtests que são divididos entre 6 escalas clínicas, cada uma delas com um propósito e finalidade específica. Essas escalas são compostas por diferentes subtests que abrangem as áreas de comportamento e habilidades intelectuais.

As seis escalas de desempenho são: Compreensão Verbal, Raciocínio Perceptivo, Memória de Trabalho, Velocidade de Processamento, Fluidos e Conhecimento Geral/Escolar. Além disso, o teste também inclui as Escalas Compostas do WAIS-IV , são elas a Inteligência Geral (GIA), Escala Breve de Inteligência (BMI) e Escala de Desenvolvimento (DI). Esta última é usada a fim de avaliar o potencial intelectual do sujeito.

A seguir está listado qual subtest compõe cada uma das seis escalas de desempenho:

  • Compreensão Verbal: Vocabulário e Compreensão
  • Raciocínio Perceptivo: Figuras Clássicas, Matrizes e Comparações
  • Memória de Trabalho: Digitos e Ordem de Símbolos
  • Velocidade de Processamento: Códigos, Semelhanças e Cálculos
  • Fluidos: Blocos, Inventário de Animais e Cubos
  • Conhecimento Geral/Escolar: Informações e Claves.

Cada subtest tem uma pontuação NA (não aplicável) até 19. A soma desses pontos resulta na pontuação total para essa escala. A duração do teste é de aproximadamente 45 minutos a 1 hora e 30 minutos. O teste é totalmente padronizado, sendo necessária a realização de todos os subtests para obtenção dos resultados.

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Testes Subtestes e Escalas no WISC-IV

O WISC-IV, ou a quaternária edição do Wechsler Intelligence Scale for Children, possui dez subtestes divididos em três categorias principais: Processos Verbais, Processos Visuais-Espaciais, e Processos de Raciocínio Fluido. Essas categorias de subtestes fornecem informações específicas sobre o quociente de inteligência e funções cognitivas do indivíduo testado.

Processos Verbais – esta categoria engloba subtestes que avaliam a compreensão verbal, memória verbal, fala e linguagem e fluência verbal. Estes subtestes são: Descrição de Palavras, Semelhanças, Compreensão de Histórias, Memória de Dígitos, Ordem lógica e Fala Composta.

Processos Visuais-Espaciais – estes subtestes avaliam as habilidades visuoespaciais e a capacidade de pensamento abstrato. Estes subtestes são: Clave de formas, Trabalho com Cubos, Compreensão de Desenho, Desenhos Sequenciais e Figuras Incompletas.

Processos de Raciocínio Fluido – esta categoria tem como objetivo avaliar a capacidade de processamento rápido de informações e problemas. Os subtestes incluem: Categorias, Matrizes, Números e Símbolos e Códigos.

A pontuação total desses subtestes é determinada pela combinação dos subtestes verbais e não verbais. Os resultados desses subtestes avaliados individualmente são somados para se obter o quociente de Inteligência (QI). O QI reflete a capacidade geral do indivíduo para resolver problemas, tomar decisões e lidar com novas situações.

 

Comparação entre o WISC-III e o WISC-IV

Comparação entre o WISC-III e o WISC-IV

A quarta edição do Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC-IV) foi desenvolvida com a intenção de melhorar e atualizar a terceira edição, o WISC-III. O WISC-IV foi projetado para se adaptar melhor às necessidades das crianças e adolescentes de hoje.

A escala foi projetada para ser mais precisa e mais confiável ao medir o funcionamento intelectual das crianças e adolescentes. Além disso, foi projetada para ser mais flexível e adaptável às necessidades de todas as crianças, independentemente de sua idade, etnia, gênero ou deficiência.

Uma das principais mudanças entre o WISC-III e o WISC-IV foi a inclusão de novos testes e subtestes. O WISC-IV inclui 10 testes, em comparação com os 7 testes do WISC-III. Os novos testes são: Analogias Verbais, Compreensão da Leitura, Semelhanças Verbais, Aritmética, Completar Frases, Classe de Palavras e Percepção Visual. O WISC-IV também tem quatro subtestes a mais do que o WISC-III. Esses subtestes são:

Memória Visual, Exploração Visual, Cálculo e Fluência em Números. Além disso, existem três novas escalas no WISC-IV: Compreensão Perceptiva, Escala de Processamento de Velocidade e Escala de Facilidade de Aprendizado.

Outra mudança significativa entre o WISC-III e o WISC-IV foi a reformulação da escala de QI Full Scale (FSIQ). Enquanto o WISC-III forneceu uma única FSIQ para todos os testadores, o WISC-IV possui três escalas separadas FSIQ – FSIQ Verbal, FSIQ Perceptual e FSIQ Total. Isso permitiu que os pontos fortes e fracos dos indivíduos fossem mais claramente identificados.

O WISC-IV também fornece três novas escalas separadas de QI, permitindo que os profissionais avaliem melhor o funcionamento intelectual das crianças.

Ao contrário do WISC-III, o WISC-IV também pode ser usado com um número maior de pessoas. O WISC-IV tem limites mais altos para alunos que têm um QI acima da média, enquanto o WISC-III não tinha essa capacidade. O WISC-IV também é adequado para crianças com deficiências intelectuais moderadas a graves, enquanto o WISC-III não era. Esta característica expandiu a utilidade do WISC-IV para uso em contextos clínicos.

 

Aplicação do WISC-IV

A Aplicação do WISC-IV exige ao Candidato uma sessão de três a cinco horas em torno de três partes. A primeira parte é dedicada à avaliação cognitiva do Candidato, a segunda é dedicada à avaliação de seus interesses e motivações e a terceira é destinada à avaliação do crescimento acadêmico do Candidato desde a última aplicação.

O processo de aplicação é bem estruturado para garantir que o Candidato compreenda as instruções e se sinta confortável e à vontade durante o processo. O exame WISC-IV foi desenvolvido para ser aplicado em crianças entre 6 e 16 anos de idade.

O WISC-IV é projetado para ser administrado em condições estandardizadas de modo a garantir que cada Candidato receba as mesmas condições durante a aplicação.

O examinador responsável deve aderir estritamente às instruções do manual de administração e estar atento a detalhes como o tom de voz, volume e postura para garantir que o Candidato esteja relaxado e atento. O examinador também deve estar atento para qualquer sinal de ansiedade ou desconforto por parte do Candidato.

O WISC-IV também exige um nível mais alto de familiaridade com o candidato para garantir que seus resultados sejam precisos. O examinador deve observar cuidadosamente todos os comportamentos do Candidato durante a aplicação para ter uma melhor compreensão da capacidade intelectual do Candidato e avaliar corretamente os resultados.

Além disso, o examinador também deve estar atento para qualquer sinal de desatenção, desinteresse ou distração por parte do Candidato, pois isso pode afetar significativamente seus resultados.

 

Resultados do WISC IV

Resultados do WISC-IV

Os resultados do WISC-IV são usados principalmente para diagnosticar o grau de inteligência de um indivíduo. Esta informação é importante para que os profissionais da educação possam prover o melhor programa possível em termos de aprendizagem.

Além disso, os resultados do WISC-IV são usados para identificar habilidades acima da média, como formas de orientar o aluno para cursos e profissões que possam aproveitar as aptidões individuais. A análise dos resultados do WISC-IV é baseada na pontuação dos 10 sub-testes, divididos em três escalas principais:

Inteligência Verbal Compreensiva (Vocabulário, Compreensão e Memória de Trabalho), Inteligência Perceptual (Estabelecimento Visual, Compreensão Aberrante, Atenção Auditiva, Atividade de Sequenciamento e Memória Visual), e Inteligência Fluência (Compreensão de Figuras, Cálculos, Estabelecimento de Palavras e Sequenciamento). Essas escalas também podem ser usadas para avaliar a habilidade global (QI Global) e as habilidades específicas.

O WISC-IV também oferece resultados adicionais, como o Índice de Habilidades Especiais (IHE). O IHE é uma medida que indica a presença de habilidades intelectuais acima da média, tais como habilidade de memória, processamento rápido, vocabulário, compreensão leitura, matemática e capacidade visual-espacial. O IHE pode ser usado para avaliar o desenvolvimento intelectual em áreas específicas.

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Limitações do WISC-IV

O Wechsler Intelligence Scale for Children – Fourth Edition (WISC-IV) é uma ferramenta de avaliação utilizada para identificar as habilidades cognitivas de crianças de 6 a 16 anos. Embora seja um instrumento de avaliação poderoso e amplamente utilizado, o WISC-IV tem algumas limitações que devem ser consideradas.

Ausência de Escalas de Longa Duração O WISC-IV não inclui escalas de longa duração, o que significa que o teste não aborda dimensões mais amplas do desenvolvimento, como a capacidade de se concentrar, controlar o comportamento e manter a motivação. Estas são todas as capacidades importantes para o sucesso acadêmico.

Desempenho Variável O desempenho variável dos participantes do WISC-IV torna difícil para os profissionais da área da saúde interpretar os resultados. Isso pode acontecer quando as crianças têm muitas habilidades, mas muitas vezes não demonstram tudo o que sabem durante o teste. Por outro lado, algumas crianças podem apresentar um desempenho superior ao seu real nível de inteligência.

Ambiente do Teste O ambiente em que o teste é realizado pode afetar o desempenho dos participantes. Por exemplo, se houver ruído no ambiente, isso pode distrair as crianças e afetar seu desempenho. Além disso, a criança pode se sentir intimidada se o ambiente for muito formal ou intimidante.

Avaliação Limitada O WISC-IV fornece informações sobre habilidades cognitivas gerais. No entanto, não aborda outros aspectos importantes do desenvolvimento infantil, como inteligência emocional ou social. Por esta razão, é necessário implementar outras ferramentas de avaliação para obter uma imagem mais abrangente da criança.

Embora o WISC-IV seja uma ferramenta útil para avaliar as habilidades cognitivas das crianças, limitações como as descritas acima podem afetar negativamente a interpretação dos resultados e a eficácia do teste.