Google Ads para Psicólogos: Desbloqueando o poder desta ferramenta

O Google Ads é uma ferramenta de publicidade de grande alcance e poder, capaz de atingir novos públicos-alvo e impulsionar a visibilidade online. Google Ads para psicólogos, é uma ferramenta essencial para promover seus serviços e atrair novos clientes.

O Google Ads é uma ótima maneira de promover seus serviços de saúde mental de forma lucrativa, tornando possível anunciar seu trabalho para um público-alvo específico quando eles procuram por cuidados de saúde mental. Além disso, o Google Ads oferece a você o controle sobre como, quando e onde seus anúncios aparecem.

Apesar de o Google Ads ser uma ferramenta de marketing tradicional, é preciso ter em mente que é preciso saber como usá-la para o máximo de eficácia. É aqui que trabalhar com especialistas em marketing digital pode ajudar a maximizar os seus resultados. Um especialista pode ajudar a compreender os aspectos técnicos, além de ajudar a desenvolver anúncios que sejam atraentes e relevantes para um público específico.

Um dos principais componentes do Google Ads para psicólogos é definir claramente quais palavras-chave são relevantes para o seu público-alvo. Uma vez que as palavras-chave são definidas, é importante criar anúncios que sejam relevantes para essas palavras-chave e ajudem a direcionar as pessoas para o seu site. É igualmente importante acompanhar os resultados de seus anúncios, para que você possa ajustar as palavras-chave e anúncios para obter os melhores resultados possíveis.

Você tem a oportunidade de ser encontrado em buscas relacionadas ao tratamento de transtornos, comportamentos disfuncionais e até mesmo por pessoas que procuram por clínicas de terapia e atendimento psicológico. Acredite, há uma infinidade de pesquisas sendo realizadas no Google a todo momento, veja o volume de buscas, segundo a ferramenta Google Trends.

Resultado de pesquisa no Google Trends. Oportunidade para goolge ads para psicólogos
Resultado de pesquisa no Google Trends para pesquisas de psicólogo online, clinica de terapia e atendimento psicológico.

Neste artigo, explicaremos como psicólogos podem usar o Google Ads para impulsionar seu crescimento, desde criar uma campanha, escolher as palavras-chave certas, a explorar estratégias de publicidade para alcançar mais clientes. Se você é um psicólogo e está procurando maximizar seu alcance e impacto na internet, então continue lendo.

 

Vale a pena investir no Google Ads?

O Google Ads oferece uma oportunidade acessível para atrair novos clientes para sua prática terapêutica. Eu o recomendo amplamente para terapeutas em geral. Portanto, a resposta é sim, vale a pena. Vamos a fatos e a cálculos: É comum que o cliente médio faça cerca de 10 sessões de terapia para tratamentos cognitivos comportamentais.

Vamos considerar um valor de R$ 120 por sessão. Com 10 sessões por cliente, isso significa que cada novo cliente tem um valor de R$ 1.200 para você. O Ads tem o potencial de trazer pelo menos um novo cliente para a maioria dos terapeutas com um investimento médio de R$ 300.

Portanto, se você investir R$ 300 para adquirir um cliente e ele lhe pagar R$ 1.200, você terá um lucro de R$ 900. É uma margem fantástica. A melhor parte é que você pode acompanhar o desempenho do Ads de forma precisa. É possível monitorar seus gastos e o custo de cada nova indicação de cliente. Portanto, não há suposições. Você terá informações concretas sobre a eficácia do Google Ads para sua prática.

 

Vamos agora as dicas para potencializar seus resultados com Google Ads.

Vamos agora explorar algumas dicas valiosas para impulsionar seus resultados com o Google Ads. Com base nas informações discutidas anteriormente, essas estratégias ajudarão você a aproveitar ao máximo essa poderosa ferramenta de publicidade online. Desde o planejamento adequado da campanha até a identificação do público-alvo e o acompanhamento preciso do desempenho, estas dicas irão auxiliá-lo a alcançar resultados efetivos e maximizar o retorno sobre o investimento.

 

Antes de tudo, faça um planejamento de sua campanha.

Antes de começar a investir seu dinheiro, é crucial planejar sua campanha de forma estruturada.

Coloque todos os seus objetivos e expectativas por escrito, seja em um pedaço de papel, em um laptop ou em um tablet – o importante é fazê-lo.

Aqui estão algumas perguntas que você deve se fazer para começar no caminho certo:

  • Quais serviços especializados pretendo anunciar?
  • Quem é o meu público-alvo?
  • Qual é o valor médio da vida útil de um novo cliente?
  • Qual é o investimento máximo que estou disposto a fazer para adquirir um novo cliente?

Responder a essas perguntas antecipadamente ajudará a reduzir os riscos e aumentar suas chances de criar uma campanha publicitária bem-sucedida.

 

Tenha um site para receber os leads vindo das campanhas do Google Ads

Ter um site é extremamente importante para receber os leads que vêm das campanhas do Google Ads. Mesmo que o site seja simples, ele pode desempenhar um papel crucial na conversão dos visitantes em clientes.

O Google Ads é uma ferramenta poderosa para atrair visitantes para o seu site, mas é importante que esses visitantes encontrem um site bem projetado e fácil de usar. Um site bem projetado pode ajudar a aumentar a credibilidade da sua marca, transmitir uma mensagem clara sobre o que você oferece e fornecer informações valiosas para os visitantes.

Um site simples pode ser feito usando o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita que permite criar uma página de negócios online. Essa página inclui informações como horário de funcionamento, endereço, telefone e fotos. Além disso, você pode usar essa página para compartilhar atualizações e informações sobre seus produtos ou serviços. Caso você já tenha uma conta no Google Meu Negocio, basta clicar na opção adicionar Website.

site google meu negocio com Google Ads

No entanto, é importante lembrar que um site simples, como o criado pelo Google Meu Negócio, pode não oferecer todos os recursos que um site completo pode oferecer. Por exemplo, você pode não ter controle total sobre o design do site, não pode adicionar recursos como formulários de contato personalizados ou integrações com outras ferramentas.

Independentemente do tipo de site que você escolher, ter uma presença online é crucial para receber leads de campanhas do Google Ads. Com um site simples, você pode começar a coletar informações de contato dos visitantes, como nome, e-mail e telefone, e usar essas informações para entrar em contato com eles e transformá-los em clientes fiéis.

 

Criando e configurando uma campanha no modo especialista do Google Ads

Vou mostrar um passo a passo de como criar uma campanha no Goolge Ads, no modo especialista. Diferente do modo inteligente, o modo especialista permite que você tenha mais controle da campanha e economizar muito mais para cada clique ou conversão.

 

Aqui um passo a passo de como criar uma conta no Google Ads:

1. Acesse o site do Google Ads: Para começar, acesse o site do Google Ads em https://ads.google.com. Você pode criar uma nova conta ou usar uma conta do Google existente para fazer login.

2.Escolha qual perfil irá utilizar: Aqui você pode utilizar o seu perfil do Google Meu Negócio ou apenas digitar seu nome ou nome da sua empresa.

Primeiro passo para criar campanha google ads

3. Escolha Para onde as pessoas devem ir após clicar no seu anúncio: Nesta parte você vai colocar o endereço do seu site ou direcionar para o seu perfil do Google Meu Negócio. Caso você tenha escolhido a primeira opção, clicando em próximo, o Google Ads vai fazer uma varredura em seu site.

passo 2 escolha para onde direcionar os visitantes

4. Meta da publicidade: Aqui você vai escolher o objetivo da sua campanha. Se você já tem um site, escolha a segunda opção: Gerar leads ou venda pelo site.

passo para a meta da campaha

5. A partir da escolha da meta, você vai escolher adicionar os títulos, descrições da campanha e palavras chaves, além de alguns dados como endereço e telefone. Não vou dar muitos detalhes aqui, pois a intenção é te ensinar a configurar a campanha no modo especialista. Então somente vai clicando em próximo e colocando as informações pedidas no cadastro. Não se esqueça de pausar esta campanha no modo inteligente ou apaga-la.

 

6. Ative o modo especialista: clicando em configurações e depois alternar para modo especialista você vai ativar o seu Google Ads para ter mais opções de controle e fazer campanhas mais eficientes.

ativando o modo especialista no google ads

 

A partir daqui vamos criar uma campanha no modo especialista do Google Ads:

7. O painel do Google Ads no modo especialista apresenta mais opções de configuração. Parece bastante confuso, mas seguindo esse passo a passo vou te ensinar a criar uma campanha mais efetiva. Primeiro clique em nova campanha.

nova companha no google Ads especialista

 

8. Apos clicar em nova campanha, escolha a opção criara uma campanha sem meta. Ultimo quadrado a direita na parte inferior.

campanha sem meta no google Ads

 

9. Na próxima tela você irá clicar apenas em pesquisa. Primeiro quadrado. E depois e continuar, não ha necessidade de configurar mais nada nesta parte.

apenas pesquisa do google ads

google ads configurações extras
Nesta parte não ha necessidade de alterar

 

10. Clica na opção visitas ao site. Coloque o link do seu site. Note que aqui é o link raiz do seu site. Não necessariamente sua landing page, caso você tenha uma landing page personalizada para a captura de leads. Também nesta parte você coloca o nome da sua campanha.

link do site e nome da campanha

 

11. Na  próxima tela será configurada o tipo de lance na qual você vai concorrer as suas palavras chaves. Coloque o tipo de métrica como cliques e defina o máximo que você irá pagar por palavra chave. Recomendo colocar o valor a partir de R$2,00.

tipo de lances no google ADS

 

12. Na próxima tela você irá selecionar escolher redes e desmarcar “incluir a rede de display do google”.

desmarcar rede de display

 

13. Logo abaixo, selecione apenas o Brasil, ou caso queira atender apenas na sua região, selecione a opção “inseri outro local”e procure pelo estado ou cidade no qual irá atender. Não é necessário configurar mais nenhuma opção nesta tela, apenas clique em continuar.

selecione o local onde deseja mostrar sua campanha

 

14. Nesta parte será inserido as palavras chaves nas quais você irá concorrer com outros sites. Nesta parte é necessário ter muita estratégia e utilizar as palavras certas para o seu nicho. Vou colocar alguns exemplos de palavras chaves que eu utilizo em landing pages para psicólogos.

palavras chaves para o google ads

exemplo de palavras chaves para psicólogos

15. Após colocar as palavras chaves para o seu nicho você vai colocar a URL final de sua landing page. Preencha apenas o campo URL final. Caso você não tenha uma landing page separada para captação de leads, insira o endereço de seu site.

URLs finais para landing page

 

16. Títulos de 30 caracteres. Nesta parte da configuração insira título de apenas 30 caracteres e que tenha de preferencia alguma das suas palavras chaves inseridas no campo de palavras chaves. Quanto mais títulos melhor, o Google vai rodar aleatoriamente os títulos em sua campanha.

Titulos de apenas 30 caracteres do google ads

17. Proxima configuração você irá inserir as descrições de 90 caracteres para a sua campanha. Nesta etapa é necessário apenas 4 descrições. Esta é a última configuração desta página, clique em próximo.

Descrição da campanha Google ADs

 

18. Na próximo página, defina um orçamento diário. Recomendo colocar um valor a partir de R$20,00. Clique em próximo.

Orçamento diário do Google Ads

19. Clicando em próximo você vai chegar até o resumo de toda a configuração, onde você vai conferir se esta tudo certo. Role até o final da página e clique em PUBLICAR CAMPANHA. O Google Ads demora entre uma hora a 6 horas para conferir se esta tudo certo e publicar a sua campanha. Não se esqueça de ter colocado créditos em sua conta do Google Ads.

20. Enquanto a campanha ainda não é aprovada, você pode inserir as palavras chaves negativas. Tão importante quanto as palavras chaves de seu nicho são as palavras chaves negativas. Elas vão evitar que curiosos ou leads que não vão contratar seus serviços entre em seu site, gastando assim seus créditos. Para cadastrar as palavras chaves, volte a pagina ao painel de visão geral e na barra lateral direita clique em palavras chaves e depois em palavras chaves negativas. Clique em adicionar para inserir as palavras chaves negativas.

Abaixo exemplos de palavras chaves negativas que você pode cadastrar em sua campanha:

exemplo de palavras chaves negativas

 

Espero que este guia tenha sido útil para você criar uma conta no Google Ads. Lembre-se de monitorar suas campanhas regularmente e ajustar seu orçamento e estratégias de publicidade conforme necessário para obter os melhores resultados.Caso tenha alguma dúvida entre em contato.

 

Utilizando o Chat GPT para auxiliar na configuração da campanha

O Chat GPT pode ser uma ferramenta útil para auxiliar na configuração de uma campanha do Google Adword. Por exemplo, esta ferramenta pode te ajudar a encontrar as melhores palavras-chave, inclusive as palavras-chave negativas para a sua campanha, além de ajudar na confecção dos títulos e descrições dos anúncios.

Para utilizar o Chat GPT para esta função, basta seguir os passos abaixo:

1. Acesse o site do Chat GPT e escolha o idioma português.

2. Digite a sua pergunta ou solicitação no campo de texto. Por exemplo: “Quais são as melhores palavras-chave para uma campanha de captação de leads para um psicólogo?” ou “Como escrever um título e uma descrição atraentes para um anúncio de psicologia?”.

3. Aguarde alguns segundos e receba a resposta do Chat GPT na forma de texto ou código, dependendo do tipo de solicitação.

4. Copie e cole a resposta nos respectivos campos em sua conta do Google Ads, seguindo as instruções de como criar uma campanha e como editar as configurações da sua campanha.

5. Revise e ajuste a sua campanha conforme necessário, monitorando os resultados e o desempenho.

O Chat GPT não substitui o conhecimento e a experiência do psicólogo, nem garante o sucesso da campanha. Portanto, é recomendável que o psicólogo verifique a qualidade e a relevância dos textos gerados pelo Chat GPT antes de usá-los na sua campanha do Google Adword.

 

Perguntas frequentes

Quais são as principais vantagens da publicidade do Google Ads para psicólogos?

A publicidade do Google Ads para psicólogos pode ser uma ótima maneira de ajudar a aumentar o número de pacientes e aumentar a presença online de sua clínica. A publicidade do Google, também conhecida como publicidade por meio de anúncios, oferece aos psicólogos um meio seguro e eficaz de atingir um grande público com seus serviços, a um custo relativamente baixo.

A principal vantagem da publicidade do Google Ads para psicólogos é o fato de que ela permite que eles alcancem pacientes potenciais de maneira rápida e eficaz. Com o Google Ads, é possível configurar anúncios com palavras-chave relacionadas a serviços psicológicos, criar campanhas dirigidas a um público específico e acompanhar o desempenho dos anúncios. Além disso, com o Google Ads, os psicólogos têm o poder de controlar seus orçamentos de publicidade, o que significa que eles podem alcançar o maior número de pacientes potenciais sem quebrar o banco.

Outra grande vantagem da publicidade do Google Ads para psicólogos é sua capacidade de se adaptar aos diferentes comportamentos dos usuários. O Google Ads lê os hábitos de navegação dos usuários na web e serve anúncios personalizados a eles. Isso significa que os anúncios do Google Ads serão direcionados a pacientes que têm maior probabilidade de se interessar pelos serviços de um psicólogo, o que aumenta a eficácia dos anúncios.

Quais são as melhores práticas a serem seguidas ao criar anúncios com o Google Ads?

Ao criar anúncios com o Google Ads para psicólogos, existem algumas melhores práticas que vale a pena seguir para obter o melhor resultado possível. Estas práticas ajudam a aumentar a eficácia dos seus anúncios, assegurando que sua campanha tenha um retorno positivo sobre o investimento.

A primeira estratégia a considerar é escrever títulos e textos de anúncios chamativos e específicos. Se possível, use palavras-chave relacionadas à sua área de especialização. Por exemplo, se sua campanha se destina a psicólogos com interesse em atender crianças, use palavras-chave específicas, tais como ‘psicoterapia infantil’, ‘tratamento de crianças’ ou ‘ajuda para crianças’. Além disso, assegure-se de incluir informações relevantes sobre os serviços oferecidos e as vantagens para os clientes, para aumentar o nível de interesse.

Em seguida, é importante criar anúncios segmentados. O Google oferece a oportunidade de segmentar seus anúncios com base em fatores, incluindo localização, idade, gênero e interesses. Ao segmentar seus anúncios, você pode assegurar que sejam direcionados para o público-alvo certo e, assim, ter um maior retorno sobre o investimento.

Finalmente, é importante monitorar e avaliar a performance dos seus anúncios. O Google fornece uma série de ferramentas e relatórios que permitem acompanhar a performance dos seus anúncios, a fim de identificar quais estão sendo bem-sucedidos e quais precisam ser ajustados. Com essas informações, você pode ajustar seus anúncios para melhorar a eficácia e obter um melhor retorno sobre o investimento.

Quais são os tipos de anúncios do Google Ads os quais psicólogos podem optar por utilizar?

Com o Google Ads, psicólogos e outras profissionais de saúde mental podem expandir a visibilidade da prática deles, alcançar potenciais pacientes e aumentar o tráfego para o seu site. O Google Ads oferece várias opções de anúncios para psicologos que possa ajudar estabelecer uma presença online melhor.

Os mais importantes tipos de anúncios do Google Ads para psicólogos possuem características específicas, e são os seguintes:

Anúncios de Texto

Os anúncios de texto são a maneira mais antiga de anúncios do Google Ads. Estes são exibidos acima dos resultados de pesquisa orgânica no Google. Ocupando um posicionamento privilegiado nos resultados da pesquisa, estes anúncios são direcionados para a audiência certa para que obtenham os melhores resultados e são fáceis de configurar.

Ao criar anúncios de texto, recomendamos aos psicólogos identificar os problemas aceitáveis ​​e as áreas de especialidade e incluí-los nos títulos e descrições do anúncio. Estes conteúdos também podem ser adaptados de acordo com a localização da prática ou onde o psicólogo trabalha.

Anúncios de Exibição

Os anúncios de exibição são anúncios gráficos que são exibidos em vários sites da web. Esses anúncios também permitem segmentar o público-alvo por interesse, localização, etc. Estes anúncios podem se adaptar ao seu público-alvo em tempo real para que você possa mostrar o anúncio correto para o usuário certo.

Os anúncios de exibição também são eficazes para atrair potenciais pacientes, pois permitem que os usuários interajam com os anúncios, como clicar, visualizar vídeos, etc. Isso os ajuda a entender melhor o seu negócio.

Anúncios de Redes Sociais

Por fim, os psicólogos também podem usar anúncios nas redes sociais, como no Facebook, Instagram e Twitter. Esses anúncios permitem segmentar o público-alvo com base no comportamento, interesses, localização e outros fatores. Estes anúncios também permitem aos psicólogos personalizar a mensagem para o público-alvo certo. Além disso, os anúncios nas redes sociais são eficientes.

 

Quais são as melhores estratégias para direcionar tráfego qualificado para meu website?

Para obter o melhor proveito do Google Ads para psicólogos, é essencial que você use estratégias específicas para direcionar o tráfego qualificado para o seu website. Uma estratégia é desenvolver anúncios segmentados para o seu público-alvo. Isto significa identificar os problemas e necessidades comuns aos seus clientes e desenvolver anúncios direcionados para ajudar a atender a essas necessidades. Se você focar seus anúncios nos problemas e necessidades mais importantes para esses clientes, será mais provável que eles respondam aos seus anúncios.

Outra estratégia importante é usar palavras-chave segmentadas para direcionar tráfego qualificado para o seu website. Cada palavra-chave direciona os usuários para sites específicos. Por exemplo, se você usar palavras-chave relacionadas a “psicoterapia”, seus anúncios serão exibidos para pessoas procurando por esse tipo de serviço. Para maximizar o direcionamento de tráfego qualificado, você também pode usar palavras-chave relacionadas a serviços específicos que você oferece, como por exemplo “psicoterapia de casais”.

Você também pode usar a segmentação geográfica no Google Ads para direcionar tráfego qualificado para o seu website. Se você limitar os seus anúncios para regiões específicas, será possível direcionar tráfego para o seu website de usuários que vivem nas áreas que você está oferecendo seus serviços. Esta abordagem ajuda a direcionar tráfego qualificado para o seu website e aumenta suas chances de conseguir novos clientes.

 

Conclusão

Neste artigo, discutimos todos os aspectos necessários para a construção de campanhas de publicidade no Google Ads para psicólogos. A partir das informações aqui fornecidas, os profissionais poderão identificar pontos de melhoria nos meios de divulgação e desenvolver novas estratégias de marketing de forma mais eficiente. Além disso, destacamos várias técnicas que podem ajudar os terapeutas a alcançar objetivos específicos a um custo baixo. Com o uso dessas ferramentas, a mídia digital permitirá que o público-alvo receba notificações sobre serviços oferecidos de maneira prática e objetiva, aumentando o número de leads qualificados gerados. As opções de criação e gerenciamento de campanhas do Google Ads são várias, abordando diferentes aspectos para que os terapeutas possam obter os melhores resultados. Por fim, é preciso ressaltar que seguir as melhores práticas e obter informações atualizadas sobre o mercado são fundamentais para obter sucesso com o uso desta plataforma.