Se você está planejando fazer uma pesquisa de mercado, saiba que a escala Likert é um instrumento muito útil para mensurar atitudes e comportamentos.
Ela é formada por uma série de afirmativas, que os respondentes classificam em ordem de intensidade, de acordo com sua opinião.
Dessa forma, você consegue entender melhor o que seu consumidor pensa e sente em relação aos seus produtos ou serviços. Então, se quer direcionar uma estratégia de marketing baseada na opinião do seu público-alvo, não pode esquecer a escala Likert!
O que é a Escala Likert?
A escala likert é uma ferramenta de medida de opinião bastante comum. Ela é composta por um conjunto de afirmações, cada uma delas seguida da opção de resposta “totalmente concordo”, “concordo”, “neutro”, “disconcordo” e “totalmente discordo”.
Além de medir a opinião de uma pessoa sobre um assunto específico, a escala likert também é capaz de indicar se a pessoa está satisfeita ou não com um produto, serviço ou até mesmo com uma política.
A escala likert é utilizada em pesquisas de mercado, para avaliar a satisfação dos clientes, e em estudos de opinião pública, para medir a aceitação ou rejeição de uma ideia.
Como Surgiu a Escala Likert?
A escala likert é uma das escalas de medida mais populares na psicologia, tendo sido originalmente proposta por Rensis Likert. A utilização da escala likert tornou-se cada vez mais popular na década de 30, sendo hoje utilizada em diversos estudos psicológicos.
A origem da escala likert pode ser rastreada até a década de 30 quando Rensis Likert desenvolveu um questionário sobre as atitudes das pessoas em relação ao trabalho.
Na época, Likert utilizou um intervalo de 7 pontos para avaliar as atitudes das pessoas. Durante os anos seguintes, Likert continuou a desenvolver a escala, até que finalmente chegou à versão atual, composta por 5 pontos.
A popularidade da escala likert cresceu significativamente na década de 30 devido ao seu uso em estudos psicológicos. Atualmente, a escala likert é utilizada em diversos tipos de estudos, incluindo estudos sobre a personalidade, a motivação e as atitudes.
Além disso, a escala likert também é utilizada na avaliação de programas de treinamento e na avaliação de desempenho.
Apesar de sua popularidade, a escala likert possui alguns problemas. O principal problema é que a escala likert é sensível às questões de wording, ou seja, as questões da escala podem influenciar os resultados. Outro problema da escala likert é que os resultados são facilmente mal interpretados.
Embora a escala likert apresenta alguns problemas, ainda é considerada a escala de medida mais popular na psicologia. A utilização da escala likert tornou-se cada vez mais popular na década de sendo hoje utilizada em diversos estudos psicológicos.
Escala Likert psicologia
O uso da Escala Likert é uma das técnicas utilizadas na pesquisa em psicologia, que tem por objetivo medir atitudes, opiniões ou sentimentos. Trata-se de um questionário com um número predeterminado de afirmativas, sendo que cada uma é avaliada de acordo com a intensidade do sentimento ou opinião que o indivíduo tem, sendo que 1 significa “nunca”, 5 “sempre” e 3 e 4 “raramente, às vezes, frequentemente”, respectivamente.
O uso da Escala Likert é bastante simples, mas é necessário tomar alguns cuidados para que seus resultados sejam válidos. Um dos principais é garantir que os itens do questionário estejam relacionados ao tema que está sendo pesquisado, bem como que a avaliação seja feita de acordo com a intensidade do sentimento ou opinião.
Os resultados obtidos com a aplicação da Escala Likert podem ser analisados de diferentes formas, de acordo com os objetivos da pesquisa. Por exemplo, é possível calcular a média dos sentimentos ou opiniões dos respondentes em relação a cada afirmativa, bem como verificar as diferenças entre os sexos, idades ou outras características dos participantes.
A Escala Likert é uma excelente ferramenta para avaliar atitudes e opiniões, e seus resultados podem ser utilizados para a tomada de decisões na pesquisa em psicologia. Portanto, é indicado que os pesquisadores a usem regularmente para obter dados qualitativos.
Inscreva-se em nosso newsletter para ser notificado quando postarmos novos conteúdos. Nos do Psicólogos em Manaus postamos conteúdos de qualidade semanalmente.