Você está em dúvida se a Psicologia é a área certa para você? Neste post, vou te ajudar a descobrir se essa profissão é o seu caminho. Continue lendo para encontrar todas as informações necessárias e tomar uma decisão embasada.
1. Não existe um perfil ideal para ser psicólogo(a)
Um dos principais mitos da área de Psicologia é que existe um perfil específico para ser um bom profissional. Muitas pessoas acham que é necessário ser uma pessoa extremamente calma e tranquila, ou que é preciso se adequar a estereótipos de como um psicólogo deve parecer.
No entanto, a realidade é que não há um perfil ideal para ser um psicólogo. Não é necessário ser uma pessoa super calma ou ter uma aparência formal. Cada indivíduo tem sua própria personalidade e estilo, e isso não interfere na capacidade de se tornar um bom profissional.
Então, não se preocupe se você se considera uma pessoa mais estressada ou impaciente. Isso não implica que a Psicologia não é para você. O importante é ter interesse e dedicação pelo campo de estudo, independentemente do seu perfil pessoal.
2. Pense sobre o trabalho do psicólogo e a relevância da saúde mental
Outro aspecto importante para considerar é como você enxerga o trabalho do psicólogo e a relevância da saúde mental na vida das pessoas. Reflita sobre o quanto você valoriza a terapia e o apoio psicológico, e se você se identifica com essa área de atuação.
Se você acha que ajudar as pessoas a lidarem com suas emoções e ansiedades é uma tarefa importante e que te inspira, provavelmente a Psicologia pode ser uma boa opção para você. Pesquise mais sobre o trabalho do psicólogo, leia livros e artigos na internet, procure entender como a Psicologia promove a saúde mental.
Conforme você se aprofunda no assunto, você pode começar a admirar ainda mais essa profissão e perceber que ela faz os seus olhos brilharem. Se esse for o caso, a Psicologia pode ser uma excelente escolha para você.
3. Esteja preparado(a) para lidar com o sofrimento emocional
A área da Psicologia lida diretamente com o sofrimento emocional das pessoas. Portanto, é necessário pensar se você está disposto(a) a trabalhar nesse contexto e lidar com situações de dor e desafios emocionais.
Assim como um médico que escolhe tratar doenças, mesmo sabendo que é um ambiente que envolve sofrimento, um psicólogo também precisa estar preparado(a) para acompanhar pessoas que buscam ajuda para superar suas dificuldades emocionais.
Isso envolve empatia, escuta ativa e disposição para ajudar. Caso você não se sinta confortável em trabalhar nesse ambiente, pode ser que a Psicologia não seja a área ideal para você.
4. Esteja pronto(a) para uma rotina de estudos e leituras
A Psicologia é uma área que exige muito estudo e pesquisa. É necessário estar preparado(a) para ler muitos livros e artigos, a fim de entender como a Psicologia funciona e se atualizar sobre os avanços no campo.
Se você não gosta muito de ler ou não tem afinidade com estudos mais teóricos, talvez a Psicologia não seja a opção ideal. É importante que você goste de se aprofundar no conhecimento e esteja disposto(a) a fazer isso ao longo da sua carreira.
Não se preocupe se você não se identifica com matérias como matemática, física ou química. A Psicologia é uma área que se relaciona mais com leituras e análises de comportamento humano. Então, se você se identifica com a leitura e pesquisa, é um bom sinal para seguir em frente na área.
Como testar se a Psicologia é para você
Apesar de todas essas reflexões, a única maneira real de saber se a Psicologia é para você é testando. Se você está em dúvida, a melhor opção é cursar pelo menos um semestre da faculdade de Psicologia e ver como se sente durante esse período.
Se você se identificar com o curso, ótimo! Continue sua jornada acadêmica e profissional na área. No entanto, se você perceber que a Psicologia não é o que imaginava ou que não se sente à vontade, não há problema em considerar outras opções.
É muito mais válido mudar de curso para algo que você realmente goste do que ficar preso(a) em uma área que não te faz feliz. Por isso, não tenha medo de testar e buscar aquilo que realmente faz sentido para você.
Conclusão
A decisão de seguir a carreira em Psicologia é pessoal e não existe uma resposta certa para todos. Porém, ao refletir sobre o seu perfil, o trabalho do psicólogo, a relevância da saúde mental e estar preparado(a) para lidar com o sofrimento emocional e uma rotina de estudos, você poderá ter mais clareza se a Psicologia é o seu caminho.
Lembre-se de que fazer um semestre de faculdade pode ser uma boa maneira de testar a área na prática e entender se ela realmente combina com você. Seja qual for a sua decisão, o importante é buscar uma profissão que te faça feliz e realizada(o).
Para mais informações sobre a área de Psicologia e dicas sobre a faculdade, acompanhe o vídeo no YouTube da Sabrina: