Se há uma coisa em que as maiores mentes pensantes do mundo concordam, é a importância da leitura de livros. Dificilmente encontraremos alguém realmente sábio que não seja também um grande leitor. Mas como podemos criar o hábito da leitura, como ler mais livros?
A importância de estabelecer metas diárias de leitura
Imagine que você tenha um amigo que estabeleça a meta de ler 20 páginas por dia, enquanto outra amiga deseja ler três livros por mês. Em teoria, as metas são quase as mesmas, já que ao ler 20 páginas por dia você vai ler mais ou menos três livros por mês. Mas ainda assim, a tendência é que uma pessoa consiga ler muito mais do que a outra. Quem você acha que será capaz de ler mais?
Quando temos uma meta distante, tendemos a procrastinar e adiar a atividade. Dizemos a nós mesmos que estamos cansados e que não iremos ler hoje, mas vamos deixar para ler o dobro amanhã. Porém, você já sabe o que acontece, certo? Amanhã vira depois de amanhã, e assim por diante.
Dica número um: crie uma meta diária de leitura. Se ler 20 páginas é muito para começar, comece com o mínimo que conseguir. Muitas pessoas me dizem que não têm tempo para ler 10 ou 20 páginas por dia, e eu entendo, já que a maioria de nós é muito ocupada. Mas ao pedir para olharem o tempo que passam usando o celular, percebo que elas gastam horas nele, geralmente fazendo coisas que não acrescentam muito às suas vidas. Nesse tempo, você pode ler algumas páginas de um bom livro.
Dica número dois: leia no seu celular. Hoje em dia, existem aplicativos de e-books e audiobooks que podem ser baixados no seu celular. Alguns são gratuitos e oferecem um novo livro a cada mês sem custos adicionais. Quando estou esperando na fila do banco ou em uma sala de espera, aproveito para ler umas páginas no celular.
Mas mesmo com metas diárias e usando aplicativos de leitura, muitas pessoas podem não conseguir criar o hábito de ler, já que elas reservam a leitura somente para quando têm tempo livre, o que normalmente achamos que é no final do dia, quando estamos mais cansados e naturalmente menos dispostos a fazer algo novo.
Dica número três: leia de manhã. Estabeleça a meta de acordar alguns minutos mais cedo para tomar um café e ler. Ao encaixar esse novo hábito na sua rotina, fica muito mais fácil criá-lo.
O efeito positivo do exercício físico na leitura
Todas essas dicas até agora são intuitivas de certa forma e coisas que você pode facilmente fazer por conta própria. Agora, vou apresentar uma pesquisa mais avançada que aponta que o exercício físico prepara o nosso corpo para a aprendizagem, melhorando a nossa capacidade de concentração e fazendo com que absorvamos mais conteúdo.
Além disso, o exercício físico também aumenta a nossa capacidade de memória em relação ao conteúdo estudado posteriormente.
Dica número quatro: leia depois de fazer exercícios físicos. O aplicativo de leitura mencionado anteriormente possui recursos que podem ajudar a criar esse hábito. Nele, é possível ajustar a cor da tela para não forçar muito a visão, aumentar ou diminuir o tamanho do texto e até mesmo destacar partes do texto e adicionar anotações, o que contribui para uma leitura menos distraída e com maior concentração.
Dica número cinco: aproveite as funcionalidades do seu aplicativo de leitura. Essas funcionalidades ajudam a tornar a experiência de leitura mais agradável e aumentam a sua motivação ao oferecer recompensas tanto durante a leitura como ao final de cada capítulo ou ao adquirir conhecimento novo.
Dica número seis: torne o momento da leitura mais prazeroso. Nossa motivação é afetada pelas recompensas que recebemos, tanto as que são obtidas ao final da tarefa, como a satisfação de terminar um capítulo, como as que são conquistadas durante a tarefa. Quando leio, gosto de unir coisas que eu gosto, como tomar um bom café, estar em um ambiente confortável e agradável, e em um momento que eu realmente quero estar ali, mais do que qualquer outra coisa.
Por fim, mesmo que a leitura seja algo totalmente individual, ter o apoio de outra pessoa ou de um grupo é muito importante para criar o hábito. Se você não tem alguém para fazer isso, tente compartilhar nas redes sociais ou manter um calendário marcando todos os dias que você leu e talvez quantas páginas leu.
Todas essas são formas de aumentar indiretamente a sua responsabilidade na criação do hábito e que ajudam a transformá-lo em parte da sua identidade, o que aumenta suas chances de se tornar o leitor ávido que você deseja ser.
Essas foram as sete dicas infalíveis para criar o hábito de leitura mais importante que você pode ter na sua vida. Aproveite e faça o download do aplicativo mencionado para iniciar a sua próxima leitura.